NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 01 de Março de 2021
ILUSTRADO
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, 00h:30

HISTÓRIA

Hoje na história: 20 de janeiro

Veja fatos e curiosidades do dia

Dia do Farmacêutico

1567 — Batalha do Rio de Janeiro: as forças portuguesas sob o comando de Estácio de Sá expulsam definitivamente os franceses do Rio de Janeiro.

1866 — Nasceu Euclides da Cunha, escritor brasileiro. Os escritos de sua experiência como correspondente do jornal O Estado de S.Paulo em Canudos renderam-lhe a publicação de Os Sertões, considerado uma obra notável do movimento pré-modernista que, além de narrar a guerra, relata a vida e sociedade de um povo negligenciado e esquecido pela metrópole. Morreu em 1909, aos 43 anos.

1890 — Oficializado o Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva.

1917 — Lançado em disco "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil.

1920 – Nasceu Federico Fellini, diretor de cinema e roteirista italiano. Morreu em 1993, aos 73 anos.

1930 – Nasceu Nasceu Buzz Aldrin, é um engenheiro mecânico, piloto e astronauta norte-americano que, como piloto do módulo lunar da missão Apollo 11, tornou-se em 1969 o segundo homem a pisar na superfície da Lua. Ele nasceu e cresceu em Nova Jérsei e foi estudar engenharia mecânica na Academia Militar dos Estados Unidos, onde se formou com um título de bacharel em 1951. Foi comissionado na Força Aérea dos Estados Unidos e atuou como piloto de caça durante a Guerra da Coreia, voando em 66 missões de combate e tendo derrubado dois MiG-15.

1983 — Morreu, aos 49 anos, Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes, sendo considerado por muitos o mais célebre ponta-direita e o melhor driblador da história do futebol. Mundialmente reconhecido como uma figura lendária no esporte, ele é extremamente popular entre os amantes do futebol no Brasil, onde os fãs mais antigos o consideram melhor até do que Pelé.

1985 — Inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual o melhor modal de transporte público para Cuiabá e VG?
Prefiro o VLT
O BRT é melhor
Nenhum dos dois
Deveriam melhorar o atual sistema de ônibus
PARCIAL